28 de agosto de 2011

Tudo Acaba em Pizza!

Verdadeiramente... eu sou apaixonado por pizza! De todos os jeitos e sabores.... fininha... com massa grossa... com borda... sem borda... tradicionais... gourmets... no dia seguinte... na hora... de forno a lenha... ou feita em casa mesmo. O fato é que... pra mim... domingo a noite combina com pizza!

A origem da pizza remonta dos egípicios... passando pelos gregos e fenícios... até chegar aos turcos. Foi com os turcos, no período das Cruzadas, no século XI, que esta "pizza turca"... herdada dos fenícios... coberta com carnes e cebolas... chegou à Itália pelo porto de Nápoles. Os napolitanos gostaram da novidade e foram incrementando as PICEAS (como eram chamadas) adicionando ingredientes locais... especialmente queijo, ervas e azeite. As pizzas começavam a ter a cara daquelas que comemos hoje... mas ainda faltava o tomate!

O tomate só chegou na Itália no século XVI, trazido da recém descorberta América. No início... o tomate não era vermelho como estamos acostumados... ele era amarelo! Por isso, o nome em italiano é Pomodoro (Fruto de Ouro). Mas esta curiosidade sobre o tomate... é fruto para um outro post.

Mas... chega de história... e hoje... literalmente... vamos colocar a mão na massa! E lembrem-se... na cozinha... é fundamental usar produtos de qualidade para o sucesso de qualquer preparação. Esta é a receita de massa que eu faço em casa.

1kg de farinha de trigo (separe uns 100g para abrir a massa)
1 colher de sopa rasa de sal
4 colheres de sopa de açúcar
100ml de azeite
400ml de água
60g de fermento biológico fresco
(se preferir uma massa mais fininha e crocante... use 30g)

Dissolva o fermento no açúcar, junte a água, o azeite e o sal. Vá adicionando, aos poucos, a farinha até obter uma massa lisa. Deixe descansar até dobrar de volume e está pronta para ser usada. Se você quiser... pode abrir os discos... pré-assá-los e guardá-los para serem usados depois. Se teu forno não for potente... sugiro que faça isso para selar a massa e evitar que, com o molho, ela não asse direito e fique cozida.

Em casa, tenho uma pedra refratária que coloco para esquentar no forno bem alto por meia hora. Abro a massa... coloco a cobertura... e ponho a pizza sobre essa pedra quente. Não é igual... mas é o que mais se aproxima dos fornos de pizzaria.

Agora... quanto aos recheios... usem a critividade e façam os seus preferidos. A minha de hoje será com queijo Burrata, tomate cereja e manjericão fresco.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário