12 de setembro de 2011

Hoje é Dia de Briga... Brigadeiro!!!!

Pelo menos uma vez na vida... todo mundo já se aventurou na cozinha para fazer um brigadeiro. Afinal... é só misturar leite condensado, chocolate e manteiga. Mas será que o brigadeiro é só isso? Será que ele não tem nenhum segredinho?

O brigadeiro... fazendo uma rima... é um doce tipicamente brasileiro. Ficou famoso e recebeu este nome na década de 40... em homenagem ao Brigadeiro (da Aeronáutica) Eduardo Gomes. O doce caiu no gosto... e literalmente... na boca do povo. Não existe festa de criança sem brigadeiro. Ou como se diz no sul... sem o "negrinho".

Ultimamente, o brigadeiro ganhou status... passou a fazer frente ao reinado absoluto das trufas... e se sofisticou com novos sabores, coberturas e toques especiais. Surgiu, assim, o brigadeiro chic.

Mas como transformar aquele doce rápido e prático em algo com uma roupagem mais moderna e sofisticada? Primeiro... como sempre... precisamos de ingredientes de qualidade. Depois... precisamos por em prática algumas dicas que farão com que o nosso brigadeiro fique ainda mais saboroso e com uma melhor aparência. Por fim... é só colocar o "chef" que há em nós e transformar nossos brigadeiros tradicionais em brigadeiros super especiais.

Brigadeiro é leite condensado, chocolate e manteiga. Sem querer fazer propaganda (até porque não ganho para isso)... não existe leite condensado melhor que o Moça. Mas é preciso ter atenção... pois quanto mais fresco, melhor. Acho que todo mundo já abriu uma lata onde ele já estava grosso e mais escuro. Esse não está legal para usar.

O chocolate é o ingrediente que dá personalidade ao doce. Eu não gosto de usar achocolatado. Prefiro usar chocolate em pó, cacau ou chocolate em barra ralado. Se usar o chocolate ralado... dobre a quantidade de colheres em relação ao em pó. Com essas opções... já podemos ter brigadeiros brancos... mais amargos... ou mais escuros... e muitas possibilidades de combinação de sabor.

A manteiga... apesar de ser em pouca quantidade... tem um papel importantíssimo. Portanto... nada de usar margarina... e use sempre manteiga sem sal. Agora... quer uma dica? Derreta a manteiga antes e depois junte o leite condensado e o chocolate. O brigadeiro fica mais liso e mais brilhante.

Agora que já temos bons ingredientes... é só botar tudo na panela e levar ao fogo, né? Muita calma nessa hora... literalmente! Cuidado com panelas de inox ou vidro. Elas mantém o calor e se você deixar na panela depois de desligar o fogo... teu brigadeiro pode queimar. E quando levar ao fogo... fogo baixo.... mexendo sem parar. Nada de deixar a panela no fogo e ir ver televisão. Enquanto mexe, não deixe de raspar as laterais da panela. Se não fizer isso... aquele brigadeiro dali vai passar do ponto e cristalizar. O ponto para enrolar é quando a massa soltar do fundo da panela. Dá uns 10 a 15 minutos mais ou menos.

Quando chegar no ponto certo... transfira a massa para um refratário untado com manteiga. Isso evita que o brigadeiro continue cozinhando com o calor da panela e passe do ponto. Caso queira fazer brigadeiro de colher... deixe menos tempo no fogo para que quando esfriar ele continue molinho.


E as coberturas? Elas são os adornos que multiplicam a variedade de sabores e apresentações sem nenhuma dificuldade. Hoje... além do tradicional chocolate granulado... temos diversas opções de confeitos. Bolinhas de chocolate... bolinhas crocantes cobertas com chocolate... chocolate ralado... cacau em pó (ficará igual a uma trufa)... e incontáveis confeitos coloridos. Além disso, podemos criar diversos sabores cobrindo nossas bolinhas marrons com amêndoa... nozes... pistache... castanha de cajú... castanha do pará... coco ralado... coco queimado... crocante... sucrilhos... granola... paçoca... gergelim... biscoito triturado... e o que mais sua imaginação inventar.

É possível também... adicionar outros sabores na massa... criando misturas muito interessantes. Você pode colocar pimenta... canela... gengibre... cardamomo... raspas de limão... de laranja... café solúvel... folhas de alfazema... e muito mais. O importante aqui é usar ingredientes secos e misturá-los bem depois que apagar o fogo.

Agora... que tal transformar aquele brigadeiro normal de todo dia em um brigadeiro de festa? Eu to indo fazer os meus!!!!



Receita - Brigadeiro Tradicional

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó (ou 8 de chocolate ralado)
1 colher de manteiga sem sal

3 comentários: