8 de setembro de 2011

Nem Tudo que Borbulha é Champagne!

Continuando a falar sobre espumantes.... a todo momento ouvimos as pessoas falarem que adoram champagne... ou prosecco. Seriam estes nomes sinônimos da mesma bebida? Não! Prosecco e champagne não são a mesma coisa. Mas qual a diferença?

Os espumantes são um tipo de vinho característico pela presença de gás carbônico... que produz aquelas borbulhas no vinho... e que chamamos de perlage. Existem diversos espumantes espalhados ao redor do mundo e alguns deles recebem nomes específicos que os caracterizam de acordo com a região onde são produzidos... as uvas utilizadas... e o método de fabricação.

O Champagne é um espumante produzido na região de Champagne... na França... pelo método tradicional - Champenoise (método que consiste em promover a segunda fermentação no vinho dentro de cada garrafa)... com as uvas Chardonnay, Pinot Noir e/ou Pinot Meunier. Se houver qualquer alteração destas especificações... não é Champagne. Por esta razão também, nenhum outro espumante pode ser chamado de Champagne.

O Prosecco é um espumante produzido com uvas da variedade prosecco. Portanto, podemos ter proseccos elaborados em qualquer país. Entretanto, os mais famosos são os italianos... provenientes das regiões de Valdobbiadene e Conegliano... no Vêneto. Atualmente, existe um projeto que busca a regulamentação do vinho Prosecco para que este nome seja usado apenas para os vinhos produzidos numa determinada área demarcada. Por esta razão, os produtores passaram a chamar a uva de Glera.

Outros países e regiões também possuem seus espumantes que recebem nomes específicos. São os casos do Cava na Espanha... do Sekt na Alemanha... do Franciacorta do norte da Itália... do Crémant e Blanquette de Limoux (França)... do Crémant da Borgonha (França)... e do Crémant do Loire (França).

Outros vinhos espumantes produzidos na França... e que não são feitos em uma região demarcada e com nome característico... são chamados de Vin Mousseux. Nos países de língua inglesa... os espumantes recebem o nome de Sparkling Wine. Aqui no Brasil... como não temos um nome específico... chamamos nossos vinhos deste tipo... de Espumante. Neste caso, espumante é o nome do tipo de vinho (vinho espumante) e do produto (Espumante Brasileiro).

Champagne... Prosecco... Cava... Crémant... Franciacorta... são todos vinhos espumantes. Mas agora que já sabemos a diferença entre eles.... vamos usar os nomes corretamente. Então... se estivermos bebendo um belo espumante tupiniquim... nada de ficar chamando-o de prosecco ou champagne.

Complementando... os espumantes são vinhos muito versáteis e perfeitos para coquetéis... comemorações... beira de piscina... para refrescar em dias quentes... e acreditem... é ótimo no café da manhã! E uma dica... na dúvida do que servir... opte por espumantes. Agradam sempre e não tem erro!

Salut!!!!

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem?
    Já viste a nova edição da cartilha sobre espumante? foram feitas agora também para vinho e suco. Apreciaria muito uma leitura crítica tua!!!
    Tem uma matéria completa no link: fonte: http://www.gramadomagazine.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3555:assunto-de-relevancia-para-gastronomia-hotelaria-e-leigos&catid=219:edicao-n-356-22-08-2013&Itemid=53
    E elas estão no site do IBRAVIN.
    Abs
    Kelly Bruch

    ResponderExcluir