19 de setembro de 2011

O Cachorro Engarrafado

Hoje dei uma aula sobre Whisky... e apesar de não ser um apreciador do cachorro engarrafado... como sou dos vinhos... resolvi escrever sobre esta bebida tão consumida e apreciada... mas muito pouco conhecida em sua essência.

Assim como o vinho ou qualquer outra bebida... o whisky tem sua história... seus encantos... suas diferenças... personalidades... características... seja pela região onde é produzido... seja pelo tipo... pela idade... pela identidade de cada marca... e por aí vai.

O Whisky surgiu na Irlanda... mas quando pensamos nele... lembramos da Escócia... que é o maior produtor da bebida. A palavra whisky vem de uisge... uma abreviação de uisge beatha... que em gaélico significa água da vida. Várias bebidas destiladas tem seus nomes derivados deste significado... pois sempre foram muito utilizadas com um elixir... com propriedades medicinais.

A questão aqui não é explicar como é produzido... mas sim... falar de algumas características e curiosidades que não sabemos normalmente... ou nunca imaginamos que pudessem existir. Os whiskies podem ser Single Malt... Vatted... Grain... ou Blended. Os Single Malt são feitos exclusivamente com um único malte (cevada germinada)... os Vatted (não encontrados no Brasil) são produzidos com a mistura de dois ou mais whiskies single malt... os Grain são elaborados com outros cereais (milho, trigo, centeio, etc) e são utilizados na produção dos blended. Os Blended são feitos com a mistura de diversos whiskies de malte (Single Malt) e de grão (Grain)... e a grande maioria dos whiskies produzidos e consumidos no mundo... são deste tipo.

Muitas bebem whisky por beberem... mas... assim como o vinho... existem particularidades de acordo com a região onde o malte é produzido... que vão se refletir na personalidade de cada marca. Existem 5 principais regiões produtoras na Escócia: Lowlands, Campbeltown, Islay, Highlands e Speyside.

Lowlands fica no sul da Escócia e produz single malts mais leves... delicados... e adocicados. Campbeltown está bem próxima ao mar... e por essa influência... produz uma bebida mais forte e encorpada. Islay é uma ilha da costa oeste e produz um whisky com muita personalidade e carater... são fortes... bem secos... seus aromas defumados se destacam facilmente. Todo blended tem algum single malt de Islay. Highlands fica no norte e é a maior região produtora do país. Seus whiskies são reverenciados em todo o mundo... e são mais frutados e aromáticos. Speyside fica na região nordeste e é famosa por produzir os melhores maltes escoceses... tanto que metada das destilarias do país estão alí. Pela influência do rio Spey e seus afluentes... produz bebidas perfumadas... com toques frutados e florais.

Finalmente... precisamos falar da idade. Como whisky não é mulher... isso não é nenhum problema. A idade de um whisky é definida pela idade do seu malte. No caso dos blended... a idade é baseada no malte mais novo utilizado em sua composição.

Aqui... temos um fato que muitas pessoas desconhecem. Não existe whisky 8 anos! Se você prestar atenção... esses whiskies mais simples... que são chamados de Standard... não vem com a idade estampada no rótulo. Pelas leis escocesas... a idade mínima de um malte usado num blended é de 3 anos... podendo chegar até os 8 anos. A média destes whiskies mais básicos que encontramos é de 5 anos de maturação... e quanto mais novo ele for... mais agressivo e alcoólico será.

A classificação por idade definida pela idade... começa com 12 anos... e são classificados como premium. Neste caso, o malte mais novo utilizado tem 12 anos. É por esta razão que as vezes vemos tanta diferença de preço entre um standard e um 12 anos. A partir daí.. temos os super premium... aqui encontramos os whiskies com 15... 18... 21... 25... 30anos.

Então... se você quiser beber seu whisky com energético... água de coco... guaraná.. usá-lo em drinques... use os mais simples e não desperdice os melhores para estes fins. Uma dica legal é gelar bem um whisky 15... ou 18 anos... e beber como um licor junto com um chocolate amargo... puro ou com amêndoas. É uma experiência deliciosa!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário