16 de setembro de 2011

Um Riso... Um Sorriso... e Um Risotto!

Não há como questionar... o risotto caiu no gosto do brasileiro e se tornou o prato preferido dos chefs caseiros... sobretudo daqueles que querem agradar suas namoradas e afins.


O Risotto é um prato típico do Piemonte (norte da Itália)... mas consumido por todo o país. Na mesa italiana... o risotto é servido como primeiro prato (primo piato). Por aqui... pelos nossos hábitos alimentares... ganhou status de prato principal... e muitas vezes é servido como prato único da refeição. Mas também pode ser servido como entrada ou acompanhamento de alguma carne. Hoje em dia... é muito usado em coquetéis e recepções... servidos em pequenas porções... seja em pratinhos ou cumbuquinhas.


Por ser um prato a base de arroz... o risotto permite milhões de variações possíveis e imaginárias... basta agregar outros ingredientes... e criar suas próprias alquimias. A cada dia... vemos chefs inventando e usando os mais variados ingredientes... dos tradicionais aos mais inusitados... passando pelos ingredientes tipicamente brasileiros.


Mais que dar uma receita... o importante aqui são as dicas e técnicas para prepará-lo. A primeira coisa fundamental é o arroz. Risotto que é risotto... tem que ser feito com arroz italiano. Existem diversas variedades... mas os mais comuns são o Arbório, o Carnaroli e o Vialone Nano. Num outro dia... comento sobre as características e diferenças de cada um.


A segunda coisa importante é o caldo. Quanto melhor o caldo... mais saboroso será o risoto. O ideal é preparar um caldo em casa... de legumes... peixe... camarão... frango... ou carne. Vai depender dos ingredientes que usar no risotto. Como preparar um bom caldo é demorado e requer um preparo antecipado.... minha dica é fazer.... reduzir bastante e congelar em forminhas de gelo. Mas caso não faça isso também... use um caldo pronto. Não tem outro jeito.


A terceira coisa é que tem que ser feito e consumido na hora. Não dá pra fazer antes e esquentar depois. É fazer... servir... e comer!


A forma de preparo é sempre igual... para todo e qualquer risotto. Use sempre uma panela alta... e nunca faça uma qiantidade muito grande. Refogue, em fogo baixo, um pouco de cebola picada em azeite e manteiga. Coloque o arroz e refogue por 3 minutos. Aumente o fogo e junte uma taça vinho (geralmente branco... pois não altera a cor do risoto. Mas dependendo da tua receita... pode usar espumante... rosé... tinto... o que quiser) e deixe evaporar. Vá acrescentando o caldo... quente... aos poucos. Não deixe que o caldo evapore por completo... vá sempre acrescentando mais caldo... uma concha por vez... e mexendo até o arroz cozinhar e estar no ponto. O cozimento ideal leva aproximadamente 17 minutos.


Uma dica... quanto mais forte o fogo... mais caldo você precisará colocar... e mais gostoso ficará seu risotto. Porém... se usar um caldo pronto... cuidado com o sal e com o sabor artificial.


O ponto correto do risotto é quando o grão está "al dente" e com um caldo cremoso. Neste momento... apague o fogo... acrescente uma boa colher de manteiga e um bom punhado de queijo parmesão e misture vigorosamente... como se estivesse batendo. O nome deste processo em italiano é mantecare... que não tem nada a ver com manteiga. Manteiga em italiano é burro.


Mas e os outros ingredientes? Entram quando? Depende do ingrediente. Quando é um produto que pode cozinhar bastante... ou que você queira que se desmanche no preparo... coloque antes do vinho. Se é um produto que cozinhe rapidamente... ou que não possa ferver por muito tempo... coloque no final do preparo.


Exemplificando... linguiças e outros embutidos... tomate... funghi... frutas (se quiser que desmanchem)... carnes... entram no começo. Frutos do mar... peixes... outros queijos... entram no final... antes de colocar a manteiga e o parmesão. Com os peixes e frutos do mar... refogue-os ou afervente-os antes de colocar no arroz. Neste caso... coloque menos queijo para não sobrepor e mascarar o gosto.


A porção individual... de acompanhamento ou primeiro prato... é de um punhado de arroz. Se fizer como prato único... ou se a fome for grande... pode usar um e meio ou dois punhados.


Agora... é preparar as panelas... arregassar as mangas... e pilotar o fogão! Afinal... hoje é sexta... o fim de semana ta só começando... e dá pra convidar aquela pessoa especial... ou a pretendente... pra comer um risotinho. hehehe


Bom Apetite!



PS: Estou travando uma briga ferrenha com meu computador e o HD... por isso... fico devendo as fotos dos meus risottos. Posto depois e dou dicas de combinações.

Um comentário:

  1. Nando.

    Um dos risotos inesquecíveis que comi foi um que você fez há muuuuuuuuuuuuuuuitos anos atrás de camarão e abobrinha. E eu detesto abobrinha!

    Parabéns pelo ótimo blog, estou sempre aqui quando atualiza.

    Forte abraco.

    Marcelo

    ResponderExcluir