16 de outubro de 2011

Aventuras em Salvador - Parte 3 / Bastidores

Nesta última parte... vou falar sobre os bastidores da gastronomia de Salvador. Não me refiro às cozinhas dos restaurantes... mas nos locais onde nós... amantes do vinho e da gastronomia... encontramos produtos para trazermos em nossa bagagem... ou usar para cozinhar por lá mesmo se tivermos oportunidade.

O Mercado Modelo é um ponto turístico onde você encontra várias coisinhas legais. No entanto... o preço é mais alto que nos demais lugares. Os fornecedores são sempre os mesmos e os produtos exatamente iguais... como as famosas cocadinhas da Bahia... cocadas assadas... castanhas de cajú... azeite de dendê... etc.

A melhor alternativa para mim... é ir ao Ceasa do Rio Vermelho. Lá você vai encontrar todos esses produtos típicos baianos... que encheram minha mala. Trouxe farinha de mandioca... camarão seco... azeite de dendê socado no pilão... cocadinhas da Bahia... cocadinhas assadas (deliciosas!)... castanhas de cajú carameladas (por quem tenho uma paixão louca e como um pacote inteiro se deixar)... Joaquim Teodoro (um biscoitinho de polvilho e leite de coco em bolinhas pouco maiores que uma ervilha)... café orgânico da Bahia... e alguns outros biscoitinhos.

Além desses produtos... você acha outras coisas muito legais e que despertam nossa curiosidade. infelizmente não pude trazer... mas vi mini abarás e mini acarajés congelados... que segundo quem já comeu são muito bons. Basta esquentar no vapor... no caso do abará... e no forno elétrico... os acarajés. Para facilitar... você também encontra vatapá... carurú... bobó... e outras comidas típicas prontas e congeladas.

Mas como já falei anteriormente... a Bahia não vive só de comida baiana. Uma loja que vale a visita.. é a Perini... na Pituba (fica bem pertinho do Bistrot du Vin). Lá você tem padaria... sorveteria... lanchonete... frios... queijos... vinhos... e toda a sorte de artigos gourmet. Além disso... eles tem uma agenda de aulas e cursos todos os meses muito interessante.

Os mercados também são sempre ponto de visita obrigatória em minha viagens. Acho interessante descobrir produtos novos... que as vezes só encontramos em determinadas praças... e que não temos por aqui. Algumas coisas me chamaram a atenção... como os camarões secos industrializados... inteiro e triturado... algumas cervejas que não vemos aqui como Brahma Fresh e Antarctica Cristal... sucos em caixinha de graviola e cupuaçú... e biscoitos da Garoto. Por enquanto... só está sendo distribuido no Espírito Santo (sede da empresa) e no Nordeste. A linha tem Tortinha Serenata de Amor... Tortinha Talento com Chocolate e Avelã... Biscoito Recheado de Chocolate... e Biscoito Recheado Batom.

Salvador também tem umas lojas de vinhos muito bacanas... e com enorme variedade. Em função do tamanho do nosso país... da dificuldade de distribuição nacional... e da proximidade com a Europa... existem importações regionais... e alguns vinhos que não encontramos por aqui. A Casa dos Vinhos... no bairro de Imbuí... é a maior loja da cidade. Lá é possível encontrar uma grande variedade de rótulos de todo o mundo.... com preços bem legais... apesar da carga tributária sobre os vinhos ser altíssima na Bahia.

Não consegui ir a nenhuma feira livre... mas são sempre ótimas... principalmente para encontrar frutas regionais e outros produtos frescos... fica para a próxima.

Agora... só me resta me deliciar com minhas castanhas carameladas.... meus biscoitinhos com café baiano.... e fazer umas comidinhas gostosas com meu dendê e meus camarões secos.

Bom apetite, meu rei!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário