30 de agosto de 2011

Esse Vinho é Bom!

Depois de falar sobre os vinhos "baixa renda"... me pediram para falar sobre os vinhos de qualidade. Então... atendendo a pedidos... vamos falar sobre vinhos bons!!!! Só pra lembrar... estamos tratando aqui apenas de vinhos feitos com Vitis Vinífera.

Mas o que é um vinho bom? Na prática... vinho bom é aquele que você gosta... que pode pagar... e que está inserido em um momento agradável que te trará boas sensações.

Esta questão sobre o que é bom e o que é ruim... é muito subjetiva e extremamente pessoal. Eu posso gostar de uma determinada coisa... e outra pessoa detestar. Porém, existe a avaliação técnica de qualidade. Mesmo assim... posso preferir um vinho que seja tecnicamente inferior a outro. O vinho, antes de tudo, é um prazer... e não podemos ficar paranóicos em avaliar cada vinho ou dar importancia à avaliação de terceiros.
Precisamos dar valor às nossas percepções e preferências... mas sem conceitos pré estabelecidos e imutáveis. Isso sem contar que existem momentos que não estamos ali para avaliar nada... estamos apenas para beber e compartilhar da companhia de pessoas queridas... que, obviamente, será melhor se for com um bom vinho.

Mas como sabemos se um vinho é bom tecnicamente? A avaliação é determinada através de análises e parâmetros que vamos aprendendo e determinando com o passar do tempo e da prática de degustação. A qualidade de um vinho está diretamente associada aos seus aromas e sabores. Quanto mais complexos e persistentes... melhor a qualidade do vinho. Existem vinhos que a cada respirada e a cada gole... te transmitem novas sensações e permanecem no nariz e na boca por bastante tempo. Outros... são sempre iguais... isso quando não perdem seus aromas e seu gosto logo depois de serem abertos ou engolidos.


Este é o mesmo princípio dos bons perfumes. É por isso que todos falam que os permufes importados são melhores que os nacionais. As vezes até gostamos de uma determinada fragrância... mas por não ter uma fixação tão forte... afirmamos que os importados são de melhor qualidade. Com o vinho é exatamente igual... a não ser por esta relação qualidade em função da sua origem. Existem vinhos bons e ruins em todos os lugares.

Outro fator importante na qualidade dos vinhos... é o preço. Não o preço dos vinhos... pra dizer que quanto mais caro, melhor... mas o preço que você pode pagar. Meu melhor vinho será aquele que tenho condições de pagar para bebê-lo. Não adianta alguém falar que tal vinho é um vinhasso... se não tenho condições de consumí-lo.

Para finalizar nosso conceito prático sobre a qualidade de um vinho... existe uma relação entre nós e todo um contexto externo que nos cerca. Um vinho bom será resultante também do ambiente e do nosso estado de espírito. Se eu beber um grande vinho em dia ou momento triste... esse vinho não me trará boas recordações e meus sentidos não estarão aflorados para aproveitar sua qualidade. Ao contrário disso... um vinho simples... em um dia feliz e com uma companhia encantadora... fará com que ele seja o melhor vinho do mundo.

E não se esqueçam... vinho bom é aquele que você gosta!

Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário