22 de setembro de 2011

Minha Adorável Prima Vera!!!!

Se você ficou curioso ou curiosa para descobrir quem é a pessoa da foto... achando que fosse uma prima minha... linda... chamada Vera... quebrou a cara! rsrsrs

O título e a foto foram só uma brincadeira com esta bela estação do ano que começa hoje. Primavera vem do latim Primo Vere... que significa "no começo do verão". E como todos sabemos... a primavera é a estação das flores. Falando nelas... vamos descobrir um pouco mais sobre aquelas que podemos comer!

No Brasil, o hábito de se comer flores é recente... mas um muitos países elas são usadas há vários séculos. Além de dar beleza aos pratos... elas tem sabores característicos e são ricas em vitaminas e minerais. Apesar disso... as flores fazem parte da nossa alimentação diária... desde a infância... especialmente em forma de chá. Um exemplo clássico... é a flor de camomila.

É importante lembrar que só podemos comer... as variedades próprias para consumo... e que elas não devem ser cultivadas com agrotóxicos. Portanto... cuidado ao pegar uma rosa do seu buquê e comê-la.

Falando em rosa... ela é uma das flores mais usadas e consumidas pelo homem. Os árabes e hindus já usam a rosa há mais de mil anos... seja em chás ou para produzir água de rosas que serve para aromatizar doces e outras bebidas. Nos países árabes, também é muito comum encontrar licores e xaropes feitos com a flor.

Mais que usar estes preparados prontos... podemos usar a rosa em casa... em nossas receitas... para dar um toque especial. Podemos fazer geléia de pétalas de rosas... usar em saladas... cortar em tirinhas e servir por cima da salada de frutas... ou fazer as pétalas cristalizadas. Na França é muito comum serví-las com chá.

Pra fazê-las... você lava e seca bem as pétalas de rosa... pincela com glara de ovo e polvilha com açúcar. Aí é só levar em forno bem fraco... com a porta entreaberta... e deixar secar. Fica delicioso! Você pode fazer este processo com a rosa inteira.... ou usar mini rosas.

Outra flor muito utilizada na França desta mesma forma... é a violeta. Mas cuidado... é a violeta de uma variedade chamada Viola odorata... e não essa comum que encontramos em vasinhos por aí... que é a violeta africana.

Na Itália... utiliza-se muito as flores de abobrinha(zucchini) e de abóbora(zucca)... sobretudo fritas. É só empanar e fritar em óleo quente... e podem ser feitas puras... ou rechadas.

O jasmim e a lavanda são flores muito comuns em perfumes... mas que também podem ser utilizadas na cozinha. Você pode usá-las para aromatizar azeites... em chocolates... em bolos... em pães... cremes... geléias e etc. Por serem muito aromáticas... é preciso cuidado para que não deixem "gosto" de perfume. O legal da lavanda... é que batendo junto com algum líquido ou creme... ela deixará um tom azulado bem característico. Recentemente comi uma geléia de jasmim... de uma marca francesa chamada L'Epicurien... encantadora. Vale a pena provar!

O hibisco... aquela flor que tem a cara do Havaí... e muito comum aqui na Região dos Lagos-RJ... é ótima para fazer chás e geléias. Há alguns anos ganhei uma de presente... feita em um convento de Minas... que não lembro o nome... mas que era deliciosa.

O açafrão verdadeiro (não aquele amarelo e em pó... que na verdade é a curcuma)... essencial na paella espanhola e tradicional Risotto alla Milanese... não é uma flor... mas o estigma de uma espécie chamada Crocus sativus. Como curiosidade... o açafrão é considerado a especiaria mais cara e valiosa do mundo... afinal... são necessárias 100 mil flores... para se obter um quilo do produto.

Outras espécies ficam ótimas e dão um colorido especial em saladas e demais pratos... sempre sendo utilizadas frescas. As principais variedades são a a capuchinha... o amor-perfeito... a calêndula... o gerânio... o cravo... a tulipa... a margarida... o borago... o girassol (só as pétalas)... e a margarida.

Portanto... aproveitem a primavera... e descubram o sabor das flores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário