23 de agosto de 2011

Simples e Diferente

Um dos grandes equívocos da maioria das pessoas é achar que, na cozinha, bom é o que é complicado. Na verdade, a grande maioria de nossas lembranças mais marcantes são de coisas simples.

O gênio Leonardo da Vinci disse que a simplicidade é o último grau da sofisticação. Por esta razão quero trazer sempre coisas simples e práticas... para que todos possam ter esta "sofisticação" na mesa do dia a dia ou em dias especiais.

Como estamos na época do morango... e achamos suas caixinhas a preços bem camaradas... resolvi trazer uma sugestão com esta frutinha encantadora. Como curiosidade, nosso querido morango é chamado de Strawberry (ING), Fraise (FRA), Fragola (ITA) e Fresa (ESP).

Mas... chega de papo e vamos cozinhar!

Peguem uma caixinha de morangos e lave-os em água corrente. Nunca deixem os morangos de molho em água! Assim como os cogumelos, os morangos tem uma textura esponjosa e absorvem a água. Assim, perdem sabor e concentração. Seque bem e retire as folhas. Outra dica... procurem os com formato regular e esqueça aqueles deformados.

Corte os morangos em quatro e juntem umas 2 colheres de açúcar, 1 colher de vinagre balsâmico e duas rodadinhas de pimenta do reino moída na hora. O que??? Vinagre e pimenta??? Isso mesmo! Eu falei que era diferente! Porém... caso não tenham moedor de pimenta... esqueçam e não usem a que ja vem moída.

Misture com uma colher por uns 5 minutos. O açúcar vai reagir com o morango e criar uma espécie de caramelo. Está Pronto! Dica: Com os morangos gelados fica bem melhor.

Você pode servir puro ou acompanhar com chantilly... merengue... iogurte... sorvete de creme... de baunilha... de iogurte... e o que mais tua imaginação permitir.

Na foto, coloquei uma pitanga de merengue italiano, uma folha de chocolate e umas folhinhas de hortelã.

Façam... provem... e depois me falem!!!!

E se quiserem variar... troquem o balsâmico por Vinho do Porto. E por falar em vinho.... para acompanhar nossos moranguitchos... sugiro um espumante moscatel rosé (neste caso, o aquarella da Casa Perini é imbatível!), um porto rosé (mais difícil de encontrar) ou um espumante rosé demi-sec.

No site da Perini tem algumas outras receitas minhas... acessem:

www.vinicolaperini.com.br/loja/Gastronomia

Bom Apetite e Saúde!!!!

Um comentário: