26 de setembro de 2011

Queijos e Vinhos - Parte 1


A primavera chegou... mas o tempo ainda continua friozinho... e ótimo pra reunir os amigos e beber uns vinhos em casa... acompanhado de uns queijinhos. Mas como fazer isso... aproveitando ao máximo os sabores... e as melhores combinações?

Para responder a essas perguntas e tirar as dúvidas... farei uma sequência de posts sobre como harmonizar e preparar uma noite de queijos e vinhos. Portanto... embarquem nessa viagem... e aprendam tudo para arrebentarem no final de semana.

Foram os franceses... mais precisamente da região da Provence... os primeiros a apreciarem este fantástico casamento entre o queijo e o vinho. Obviamente... alguns povos já o consumiam em suas mesas. Porém... foi mais especificamente na França... que este hábito se tornou uma arte. Inclusive, há um ditado francês que diz: "Para vender vinho, sirva queijo". A França é famosa pela variedade e qualidade dos seus queijos... a prova disso é que existem mais de 400 tipos de queijos no país.

A idéia de que vinho e queijo são pares perfeitos é bastante controversa. Para alguns... um casamento perfeito. Para outros... queijos e vinhos são dois alimentos que não combinam. Com opiniões tão divergentes... se não harmonizarmos corretamente... nossa noite dos sonhos pode se tornar em um desastre gastronômico.

A dificuldade na harmonização provém das características conflitantes entre os dois alimentos. O queijo tem sabor forte e... em geral... é gorduroso. Além disso... é salgado e pode ser ácido. Em alguns casos... como nos queijos de mofo branco (brie e cabembert)... apresenta uma textura que "reveste" a língua... dificultando a degustação e a perfeita sensação dos sabores do vinho. Desta forma... o vinho podem se tornar mais tânicos no contato com alimentos muito salgados e ter seu sabor encoberto... se não tiverem acidez equivalente ao queijo. Algumas parcerias... superam este problema. Seja por oposição de sabores... seja por equilíbrio.

Normalmente... contrariando todo o estereótipo de um “Queijos e Vinhos”... são os brancos... os vinhos mais indicados na grande maioria das vezes. Porém... existem algumas harmonizações clássicas que veremos nesta semana. Amanhã... falarei dos tipos de queijos... que quantidades usar... e como cortá-los e serví-los.

Bom apetite!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário