17 de setembro de 2011

As Diferentes Variedades de Arroz para Risotto

O arroz é uma planta originária da Ásia... coisa que qualquer um já poderia imaginar. Afinal... quando se pensa em China, Japão e Índia... pensa-se em arroz com qualquer coisa.

Da Ásia, o arroz seguiu para a Mesopotâmia... em decorrência das relações comerciais existentes entre a Pérsia do Rei Dario e a China e Índia. De lá... seguiu para as regiões dominadas pelo Império Romano... chegando por volta de 3 séculos A.C. Entretanto, neste período, o arroz era visto como planta medicinal. Foi só por volta do Século VII que os árabes introduziram, na Espanha, o arroz para consumo. Por esta razão... o nome que conhecemos o grão. Arroz vêm do árabe "Ar-rozz".

Dalí... se espalhou por toda a Europa... e chegou às Américas com Colombo. Na Europa... os países onde o arroz ganhou mais destaque foram... sem dúvida... a Espanha com suas Paellas e a Itália com seus Risottos.

Dando continuidade ao post do Risotto... vamos falar um pouco das variedades utilizadas no seu preparo entender um pouco mais sobre as variedades.

O arroz é basicamente dividido em dois grupos... um de grão alongados e finos e outro de grão mais curtos e largos. As variedades para risotto estão neste segundo grupo. Como falei anteriormente, as variedades mais utilizadas são o Arbório, o Carnaroli e o Vialone Nano. Porém, existem na Itália, outras variedades menos conhecidas como o Baldo, o Roma e o Ballila ou Originario (menor e ótimo para sopas e doces).

O Arbório é o mais famoso entre nós brasileiros... e virou sinônimo de arroz de risotto. Tem aproximadamente 7mm de comprimento por 3,5mm de largura. Surgiu da década de 40... pelo cruzamento das variedades Vialone e Lady Wrigth. É uma variedade que libera bastante amido e cozinha mais rapidamente que os demais. Portanto, atenção na hora de preparar para não cozinhar demais. O Arbório é ótimo para risotos cremosos... sem ingredientes em pedaços.

O Carnaroli é considerado o melhor arroz da Itália. Mede aproximadamente 7x3mm e é resultado do cruzamento das variedades Vialone e Lencino. Também surgiu na década de 40... no pós guerra. O Carnaroli demora um pouco mais pra cozinhar que o Arbório... e é especialmente usado em risottos com ingredientes em pedaços. Tem bastante amido e matém melhor a textura al dente.

O Vialone Nano é o mais antigo dos três e nasceu no final da década de 30... com o cruzamento do Vialone com o Nano... daí o nome. É um arroz mais curto e largo... medindo aproximadamente 6x3,5mm. É uma variedade que absorve bem os sabores e que demora um pouco mais para cozinhar. É uma espécie muito consumida no Vêneto... e dá um risotto menos cremoso... sobretudo se for preparado pelo método típico da região... onde se coloca o caldo todo de uma vez. Muito usado em risottos mais delicados... como os com frutos do mar.

Agora que você já sabe a diferença entre eles.... faça o testeentre eles se achar mais de uma variedade. O Vialone Nano é mais difícil... mas o Arbório e o Carnaroli... acham fácil.

E uma dica legal... quando fizer um caldo ou uma sopa... e quiser engrossar um pouco... ao invés de usar amido de milho ou farinha de trigo... coloque um punhado de arroz no caldo e coe no final. Ou então... coloque o arroz em um saco de gaze... depois é só retirar o saquinho. O amido vai se desprender... e engrossar seu caldo naturalmente.

Bom apetite e mão à obra. Ou melhor... às panelas!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário