29 de setembro de 2011

Queijos e Vinhos - Parte 4

Hoje chegou a vez de falar dos vinhos que farão parte da nossa noite perfeita. Quando pensamos em uma noite de Queijos e Vinhos... instantaneamente vemos a imagem de uma mesa com queijos e vinho tinto. No entanto... da mesma forma que não temos apenas um tipo de queijo... não podemos ter apenas um tipo de vinho.

Como já vimos... não precisamos apenas de queijos variados... mas de variados tipos de queijo. Com os vinhos... é a mesma coisa! A primeira coisa importante... é não comprar apenas um tipo de vinho. Não adianta comprar vários vinhos tintos de uvas variadas... é preciso vinhos de tipos diferentes. Por mais que as pessoas prefiram os tintos... é fundamental ter espumantes... brancos... roses... vinhos fortificados... etc.

Como já comentamos, os tintos não são a melhor escolta para os queijos... porém... não podemos fazer da nossa noite... um momento cheio de regras e sem prazer. Se você só bebe vinho tinto... compre-os e beba-os. Mas... deixo aqui... minha dica e minha crítica a quem pensa e age assim. A dica... abra a cabeça para provar e conhecer coisas novas... e sem preconceitos. A crítica... quem diz gostar realmente de vinho... não bebe apenas um tipo de vinho. Você pode até não gostar de um ou outro tipo... ou preferir um em especial... mas se você só bebe de um tipo... você ainda tem muito o que aprender.

Se você prefere vinhos tintos... escolha os mais leves. Vinhos muito encorpados e tânicos... não vão cair muito bem com a maioria dos queijos. Apesar de existirem uvas mais potentes que outras... é possível encontrar exemplares mais simples e leves de uma uva bastante estruturada como a Cabernet Sauvignon. A exceção são alguns italianos... muito estruturados... mas com bastante acidez... que ficam perfeitos com queijos fortes como o parmesão e o peccorino.

Aqui... temos uma dica muito importante na hora de escolher os vinhos para acompanhar nossos queijos: Não use um super vinho. Prefira os vinhos mais simples... mais leves... mais frescos... e menos estruturados. Isso não significa usar um vinho ruim... mas também não tem necessidade usar grande vinho. Deixe-o para um jantar especial... ou para bebê-lo compartilhando com alguém especial.

A harmonização entre vinhos e comidas... de uma maneira geral... não possui regras e varia muito de acordo com o gosto pessoal. Porém... existem algumas diretrizes básicas... para facilitar e garantir a melhor escolha. Com relação aos queijos... seguem algumas dessas diretrizes... baseadas na textura e no sabor... que nos ajudarão na hora da compra e do serviço.

- Quanto mais duro for o queijo, mais encorpado e tânico pode ser o vinho;

- Quanto mais cremoso for o queijo, maior deve ser a acidez do vinho;

- Queijos azuis harmonizam perfeitamente com vinhos doces ou Fortificados, como Porto, Madeira, Sauternes, Late Harvest e Espumante Moscatel;

- Queijos frescos e sem casca, pedem vinhos brancos leves;

- Queijos de casca branca são muito versáteis e podem ser consumidos com tintos, espumantes ou brancos;

- Queijos amarelos suaves pedem vinhos brancos em geral e aceitam tintos leves e pouco tânicos.

Para facilitar nossa vida na hora da compra... seguem algumas sugestões de uvas e tipos de vinhos que melhor harmonizam com cada família de queijo.

Queijos amarelos suaves – Sauvignon Blanc, Chardonnay leve, Riesling, Roses, Pinot Noir, Gamay e Cabernet Franc;

Queijos amarelos fortes - Chardonnay, Gewruztraminer, Sangiovese, Merlot, Carmenere, Malbec e Syrah;

Queijos de mofo branco - Espumante encorpado, Chardonnay encorpado, Pinot Noir, Cabernet Franc, Merlot e Cabernet Sauvignon leve;

Queijos de mofo azul - Porto, Madeira, Moscatel e Vinhos de Sobremesa em geral;

Queijos frescos e cremosos - Prosecco, Espumante leve, Sauvignon Blanc, Semillon, Torrontes, Viognier, Chardonnay leve, Alvarinho e Vinhos Verdes em geral;

Queijos duros - Sangiovese, Nebbiolo, Merlot e Cabernet Sauvignon.

Agora que já falamos dos queijos... dos vinhos... e de como combiná-los... corra para a delli mais próxima mãos a obra. Amanhã termino a série com os utensílios e outras dicas.

Saúde e Bom Apetite!

2 comentários:

  1. Humm amo queijos e vinhos, mas sempre sinto falta de algo mais.. no final, tipo um caldinho pra esquentar ... ja que se faz muito queijos e vinhos no inverno né... fica fora do contexto?? ou vale pra fechar a noite?

    ResponderExcluir
  2. Fernando,procure dar um pouco mais de capricho no português e procure RESPONDER OBJETIVAMENTE aquilo que lhe e perguntado.

    ResponderExcluir