13 de outubro de 2011

Aventuras em Salvador - Parte 2 / Requinte

Nem só de acarajé vive o soteropolitano! A cidade cresceu bastante nos últimos anos... assim como o desenvolvimento da gastronomia na cidade. Além dos restaurantes regionais, Salvador possui grandes lojas de vinhos... ótimos restaurantes com os mais variados tipos de comida... bistrots charmosos e transados... lojas de produtos gourmet e por aí vai.

Apesar de ser imprescíndivel comer todos aqueles pratos típicos e tradicionais da culinária baiana... vale a pena também comer coisas diferentes... mesmo que sejam mais "normais" entre nós. Uma comida de qualidade tem seu valor em qualquer lugar do mundo. Aliado a isso... alguns destes lugares tem vistas maravilhosas... que por si só já valeriam a visita.

Um restaurante imperdível é o Amado... do Edinho Engel. O restaurante fica na praia da preguiça... entre o Mercado Modelo e o Farol da Barra... e tem uma vista belíssima da Baía de Todos os Santos. É um restaurante sofisticado... com bom atendimento... comida maravilhosa... bela carta de vinhos... e tudo o mais que faz com que o restaurante seja considerado o melhor de Salvador há alguns anos.

A cozinha do Amado é contemporânea... mas com forte influência brasileira. São pratos internacionais... com ingredientes regionais. Assim... você encontra um cardápio que atende a todos os gostos... com massas... risottos... pratos com peixes e frutos do mar... carnes... carnes exóticas como codorna, queixada e paca... sobremesas e etc.

Fui no almoço... e como estava um dia bonito e quente... preferi ficar na parte interna com a vista da baía... curtindo um Sauvignon Blanc geladinho e o couvert da casa. Em dias mais frescos ou a noite... não deixe de ficar na varanda! Eu comi um Filé de Linguado com Molho da Manga, Papaia e Coentro com Arroz Negro e Crocante de Mandioquinha... e provei uma Pescada Amarela em Crosta de Castanha de Cajú com Carurú, Purê de Banana da Terra e Arroz Selvagem. De sobremesa... comi uma Mousse de Coco com Baba de Moça e Lascas de Coco Queimado... levíssima. Todos os pratos estavam deliciosos... assim como os pães do couvert.... fresquinhos e repostos constantemente.

Neste dia... os pratos demoraram mais que o normal para saírem... mas como o vinho tava ótimo... o dia lindo... e a vista maravilhosa... não foi nenhum incômodo esperar. Uma única ressalva... que não é culpa do restaurante... mas um reflexo do gosto do brasileiro. Apesar de muitos pratos com peixes e frutos do mar... a variedade de brancos e espumantes é muito pequena... se comparada à esmagadora maioria de vinhos tintos da carta.

Em resumo... seja pela comida... ou pelo local... a visita é praticamente obrigatória. Pela qualidade do restaurante... o preço não é exorbitante... mas também não é baratinho. Com couvert, prato, sobremesa, água e um vinho simples... você vai gastar por volta de R$120,00 a R$150,00 por pessoa.

Outro local que merece uma visita é o Bistrot du Vin... na Pituba. O restaurante fica na parte superior da Casa dos Vinhos... uma loja com grande variedade de rótulos de todo o mundo e produtos gourmet. Além dos vinhos da carta do Bistrot... você pode escolher um vinho na loja e consumí-lo no restaurante. O cardápio é internacional e bastante variado... para atender a todos os gostos e permitir uma infinidade de harmonizações.

O ambiente é lindo e muito bem decorado. A comida é ótima e nos finais de semana é fundamental reservar antes. Eu comi um prato que eles tem com frutos do mar grelhados... acompanhado de legumes e batatas sautée. O prato é bem farto... serve de 2 a 3 pessoas... e vem com lagosta, camarão, polvo, lula, mexilhão, salmão e robalo grelhados com manteiga ao alecrim... divino! Para acompanhar... um chardonnay elegante e mais estruturado é o par perfeito. De sobremesa... comi o Brulée de Abacaxi com Sorvete de Coco... simples e ótimo. Depois dou minha versão aqui no blog... que cairá muito bem nos dias de verão que se aproximam.

Uma bela novidade... saíndo do forno... é o Pedra da Sereia Bistrot na Ondina. O Pedra é um bar com mais de 20 anos... com música ao vivo... e muito conhecido na cidade. Agora... na parte superior... abriram um bistrot muito charmoso e com uma vista incrível. A cozinha é comandada pelo Chef Vinícius... que era o antigo chef do Bistrot du Vin. O balcão do bar tem um aquário... e uma luminária enorme feita com garrafas de vinho... muito legais!

A cozinha também é internacional e com cara de comida de bistrot. Quando estive lá... o restaurante ainda não tinha sido inaugurado oficialmente... mas pude participar da pré inauguração e conferir a comida de Vini... que já trabalhou em restaurantes de Búzios como Sawasdee, Satyricon e Capricciosa. Como falei... a vista é incrível e vale a pena chegar mais cedo para curtir o pôr-do-sol bebericando um espumante... e finalizar com o jantar.

Como o tempo foi curto... não deu para conhecer outros lugares... mas a cidade tem excelentes restaurantes que já estão na minha lista para uma próxima visita. Entre eles... o japonês Soho... o 496... o Taboada Bistrot... e outros tantos. Mas isso será assuntos para as próximas aventuras na terra do berimbau.

Amanhã vou falar sobre onde comprar os produtos para fazer suas comidinhas por lá mesmo.... ou para trazer na mala.

Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário