24 de outubro de 2011

Naturalmente Leve... Naturalmente Fresco!

Amanhã... dia 25... haverá um degustação no Rio promovida pelo CVRVV - Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes... e resolvi falar um pouquinho sobre estes vinhos tão especiais.

Mas afinal... o que é um Vinho Verde?

O Vinho Verde é único no mundo... naturalmente leve e fresco. Geralmente são vinhos que devem ser consumidos bem jovens... sem a necessidade de um "amadurecimento" ao longo dos anos. Por esta razão... verde! No entanto... existem exemplares... sobretudo os produzidos com a uva Alvarinho... a principal e mais importante uva da região... que são mais estruturados e longevos... crescendo com o passar dos anos. De uma forma geral... são vinhos com baixo teor alcoólico... frutados... fáceis de beber... e perfeitos como aperitivo ou acompanhando pratos leves como saladas, peixes, mariscos, carnes brancas, petiscos, comida japonesa e muito mais.

Para ser Vinho Verde... ele deve ser produzido na Região Demarcada dos Vinhos Verdes... no noroeste de Portugal... com as castas permitidas pela legislação. A região é costeira... com forte influ e ótima para a elaboração de vinhos brancos. A tipicidade e originalidade destes vinhos é o resultante das características do solo... do clima... das peculiaridades das castas autóctones da região... e das formas de cultivo das videiras. Esta mistura de fatores.... resulta um vinho totalmente diferente de qualquer outro vinho do mundo.

Apesar dos principais exemplares serem brancos... também existem vinhos verdes rosés, tintos e espumantes. O nome verde não tem nada a ver com a cor do vinho... que fique bem claro para que ninguem diga depois que existem vinhos brancos, tintos, rosados e verdes. hehehe

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes estende-se por todo o noroeste do país... numa zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho. A região sofre uma grande influência do Oceano Atlântico... nao apenas pela proximidade... mas também pela posição dos vales dos principais rios que facilitam a penetração dos ventos marítimos. Dentro da macro região dos Vinhos Verdes... temos uma divisão em 9 sub-regiões: Amarante, Ave, Baião, Basto, Cávado, Lima, Monção / Melgaço, Paiva e Sousa.As principais castas típicas da região são: Alvarinho, Arinto (Pedernã), Avesso, Azal, Batoca, Loureiro e Trajadura (Brancas)... e Alvarelhão, Amaral, Borraçal, Espadeiro, Padeiro, Pedral, Rabo de Ovelha e Vinhão (Tintas). Existem outras... mas são bem menos utilizadas e conhecidas. Sem dúvidas... a estrela da região é a Alvarinho... mas existem vinhos maravilhos feitos com todas as demais uvas. Inclusive... no último concurso... tivemos vinhos de Arinto, Azal e Loureiro... premiados como os melhores do ano.

Agora que sabemos um pouquinho mais sobre esses vinhos que combinam tão bem com nossas praias e nosso verão que se aproxima... preparem o gelo e as taças!!!!

Saúde!






Nenhum comentário:

Postar um comentário