16 de novembro de 2011

Cozinha e Arte

Alguma vez você já se pegou encantado com a beleza de um prato... que de tão bonito e bem decorado... dava até pena de comer e desmontar aquela verdadeira obra de arte?

Pois bem... com o desenvolvimento da gastronomia... a comida deixou de ser apenas gostosa e passou a ser cada vez mais bonita esteticamente. O principal reflexo disso é a consolidação da idéia de que primeiro se come com os olhos. Um prato perfeito... deve ser gostoso... rico em sabor... tecnicamente bem preparado... e esteticamente bonito.

Diante disso... os chefs não criam seus novos pratos na boca do fogão. Os pratos são pensados e idealizados, primeiramente, na mente... passados para o papel... com croquis de como serão arranjados nas louças... para então serem executados.

Na cozinha moderna... o chef tem um toque de artista... num misto de escultor e pintor... dando vida à sua obra de arte. Fazendo uma analogia... os alimentos são as tintas... panelas e frigideiras são as paletas e godês... colheres, garfos e facas são seus pincéis e espátulas... e as louças são as telas que ganharão vida e a expressão do artista. A diferença é que... neste caso... a obra de arte não é apenas para ser apreciada... mas também...saboreada!

Este post vem para deixar registrado um momento de grande alegria e de muitas novidades que aparecerão em breve por aqui... pois hoje inicio um parceria com a Oxford Porcelanas.


A Oxford é a maior fábrica de porcelanas e cerâmicas das Américas... com mais de 56 anos no mercado... e líder nacional neste segmento. Com um grande investimento em tecnologia e design... a Oxford se destaca pela qualidade, variedade e beleza de suas peças. São peças cuidadosamente pensadas e desenvolvidas para valorizar não apenas os pratos elaborados por grandes chefs... mas para valorizar a mesa do nosso dia a dia e trazer beleza e requinte às nossas refeições.

Com esta parceria... todos os pratos e receitas que postar aqui no blog... serão apresentados em louças da Oxford. Confesso que me senti como uma criança... que recebe milhares de presentes... quando recebi e abri as caixas repletas de pratos, travessas, bowls e outras louças exclusivas... brancas... pretas... de todas as formas. É cada peça mais linda que a outra!

As louças que usarei aqui são da linha gourmet... mais voltada para o uso em hotéis e restaurante. Mas isso não impede de serem usadas em casa. A diferença é que são louças lisas e sem estampas. No entanto, a Oxford tem uma linha enorme de louças decoradas com estampas modernas e belíssimas... que agradarão a todos os gostos.

Se vocês não quiser esperar para conhecer as peças aqui no blog em futuras postagens... acessem o site www.oxfordporcelanas.com.br e conheçam todos os modelos de louças da Oxford.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário